quarta-feira, 4 de abril de 2012

Aparecem os ciclistas

   Antes de mais nada OBRIGADO por termos passado dos 1000 acessos. Planejo mudanças no blog para mais espaço a outras informações. Aguardem , em breve teremos novidades.


   Bem, mas falando de ciclismo, quase todos os dias vemos os ciclistas pelas ruas da cidade. Sem dúvida é um ótimo exercício, e fonte de lazer também. Leio, no momento "Imprensa São-Carlense 1876-1955", de Octavio Carlos Damiano, e é dele o trecho a seguir, que mostra a origem dessa prática em São Carlos: O ciclismo surgiu em São Carlos em 1898, quando no dia 21 de setembro houve uma "bela corrida em desafio" entre dois ciclistas de São Paulo.
   Recomendada por médicos por proporcionar benefícios à saúde, o jornal noticiou, na edição de 12 de outubro do mesmo ano, que havia comprado bicicletas, nos últimos dias, os cidadãos Vicente Sabino, Dr. F. Paula Novaes, J. Apratti, Antônio Alberto da Cunha, João Priester, José Levy, Joaquim Cezar de Siqueira, Evaristo de Paiva Júnior, Joaquim de Campos e Antônio de Almeida Souza. Na mesma nota, comentou o preconceito e acanhamento de alguns em andar de bicicleta, salientando que na Europa essa prática tão salutar estava na moda.
   No entanto, na São Carlos dessa época não havia esse preconceito contra o ciclismo, que se constituía no "sport mais elegante e chic", concluindo o articulista, "A", com certeza o próprio diretor do jornal, Américo Penna, sem nenhuma modéstia: "S. Carlos nisto quiz mostrar que a futura Lyon ou a futura New-York brazileira sempre é adiantada e sempre americana".

Quem sairia no jornal hoje por comprar uma bicicleta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário