sábado, 28 de janeiro de 2012

As Histórias que nos contam...

Escudo de armas do Conde do Pinhal (fonte: Wikipédia)
  
  Tradicionalmente a fundação da capela está diretamente relacionada ao ato da fundação oficial de uma cidade. Assim, aqueles que queriam aparecer para a História como fundadores, empenhavam-se de corpo e alma na tarefa de "construir um passado" relacionado com a construção da capela. É assim que aconteceu também em São Carlos. Hoje veremos uma das versões que existem sobre o momento em que a família Arruda Botelho doou a imagem de S. Carlos (o santo de devoção da família) para a capela. Essa versão foi escrita por Bruno Pereira Bueno, neto do Conde do Pinhal, para a Revista do Arquivo Municipal, Vol XLIII, ano de 1938.

  "E é por isso que numa clara manhã do ano de 1857, aquela estranha comitiva se dirigia solenemente para o local situado entre os córregos do Gregório e Tijuco Preto.
  Acima das cabeças respeitosamente descobertas, a imagem de S. Carlos Borromeu, trazida do oratório da fazenda, oscilava a cada passo desencontrado de seus portadores. Sob as varas do pesado andor, sustentando-o e conduzindo-o, estavam os ombros robustos dos irmãos Arruda Botelho".

  Na próxima postagem, veremos uma outra versão totalmente diferente sobre esse mesmo momento histórico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário