sábado, 14 de janeiro de 2012

TRAGÉDIA EM SÃO CARLOS


                São Carlos começava a ganhar ares de cidade quando uma terrível catástrofe se abateu sobre ela. Foi a epidemia de varíola, que no ano de 1875 afastou praticamente toda a população que por aqui residia. Uma grande parte morreu infectada pela doença, e os que não se contaminaram fugiram para outros lugares.
            Ficavam na cidade apenas os infectados, para receberem os primitivos tratamentos, que quase nunca garantiam a vida dos doentes. Muitos ficaram na residência de Jesuino de Arruda, que a doou para este fim, feito que lhe valeu um voto de gratidão da Camara, que segue transcrito, na grafia original:
“Pedio a palavra o vereador Magalhães e disse que era de parecer que a Câmara deve manifestar ao cidadão Jesuino José Soares o quanto lhe hé grata pelo empréstimo que lhe fez da caza que servio de hospital e que por esse ato philantrópico e beneficiente a Câmara lhe dirija hu voto de reconhecimento e gratidão e foi aprovado”.
            Com o tempo a epidemia diminuiu, mas volta, embora em menor intensidade, em 1879. Demoraria cerca de cinco anos para que a cidade se recuperasse totalmente da enorme tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário