quarta-feira, 30 de maio de 2012

Postais do tempo

   O título desta postagem é o mesmo do livro de crônicas do Eduardo Kebbe. É um relato feito pelos olhos de um cronista da mais alta qualidade sobre as transformações passadas depois da década de 1950 na cidade. É uma leitura realmente muito boa, e para que gosta de crônicas, trata-se de uma obra de arte.
   Separei este pequeno trecho, publicado inicialmente no jornal "A Cidade", em 11 de julho de 1961, sob o título "Os bondinhos de São Carlos":

"Os bondinhos de São Carlos, se pudessem falar, contariam muitas coisas interessantes a todos nós. Eles são as testemunhas mudas dos fatos trágicos e pitorescos e são, também, as testemunhas leais do progresso da cidade. Sim, eles viram muitos casarões e casinhas serem derrubados para, em seu lugar, serem construidas vivendas magníficas; viram, enfim, a metamorfose urbana, em toda a sua grandeza.
Lerdos como a tartaruga, vermelhos como sempre o foram, aí estão a atravessar a cidade, de lado a lado, de rua a rua, produzindo um ruído cadenciado de tropa bem-cadenciada"

Pois é, hoje, deste bondes bem cadenciados resta a memória.



Nenhum comentário:

Postar um comentário