sábado, 16 de junho de 2012

Temos os bondes

Os bondes deixaram de circular em São Carlos há exatamente cinquenta anos, em um distante 1962. Sendo assim, é natural que poucos dos mais novos saibam que há cem anos, em um ainda mais distante 15 de junho de 1912, era assinado o contrato que daria início a implementação desta importante melhoria que colocaria a cidade entre as “vanguardas” da nação.
            Entre as duas datas, São Carlos conheceu uma história de charme e beleza, vista inicialmente como uma idéia “extravagante e impossível” pelos opositores da implementação dos bondes, mas que aos poucos conquistou o apoio da grande maioria da população local.
A implementação inseria-se em um contexto de grandes melhorias para a cidade conquistadas por meio da influência dos grandes fazendeiros locais. Essas conquistas incluíam as linhas telefônicas (1889), a instalação de uma Escola Normal (1908) e, ainda em 1908, São Carlos tornava-se sede do Bispado.
Essas conquistas inspirariam G. Meire a escrever no extinto “Correio de São Carlos”, em 1918, que “São Carlos é fora de dúvida a capital do interior deste grande Estado de São Paulo”. Nas crônicas da época, é notório o clima de entusiasmo que dominava a população.
E foi nesse ritmo de grande progresso que estabeleceu-se entre a Prefeitura Municipal e o capitão Argêo Vinhas, representando a Companhia Paulista de Eletricidade, esse contrato que dava ao capitão “privilégio exclusivo por cinqüenta anos, para a construção, uso e gozo das linhas de transways elétricos, para conduzir passageiros, cargas e bagagens nas ruas e praças públicas da cidade e seus subúrbios”.
O contrato assinado para a implementação dos bondes previa inicialmente a instalação de seis linhas, e a possibilidade deste número se ampliar conforme a necessidade, mas o que acabou acontecendo foi a limitação em três linhas. Após as obras necessárias, a inauguração do sistema de transporte deu-se no dia 27 de dezembro de 1914, contando com maciça participação das autoridades locais.
A data foi de grande solenidade e orgulho para os habitantes da cidade, e, diga-se de passagem, o orgulho não era sem motivo, afinal, faziam apenas 14 anos que o primeiro serviço de transporte coletivo elétrico da América do Sul fora inaugurado, na cidade de São Paulo.
         Essa imagem e muitas outras estão em um excelente site: www.lugardotrem.com.br