sábado, 10 de março de 2012

Uma carruagem de 150 anos

   O texto a seguir é parte integrante dos livros da "Coleção Nossa História", editada pela EDUFSCar e pela Imprensa Oficial, coleção que teve como estopim a comemoração de 150 anos da fundação oficial da cidade, em 2007.
"Uma carruagem de 150 anos detém-se à minha porta, inicia sua longa viagem e se perde nas brumas do passado. É como uma máquina do tempo e nós, passageiros de uma era atribulada e confusa, nos espantamos quando o cocheiro estaciona e anuncia solene: "Eis a Vila de São Carlos".
As linhas acima parecem talhadas para servir de epígrafe a esta Coleção Nossa História, que a Imprensa Ofiacial ora publica em conjunto com a Editora Universidade Federal de São Carlos. Mas foram escritas por Eduardo Kebbe, em crônica publicada pelo jornal são-carlense O Diário, em 1972...
... É toda uma miríade de histórias, desde os remotos tempos da vila de São Carlos dos Pinhais, que esta coleção descortina..."
Hubert Alquéres
Diretor Presidente
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo


   A coleção é realmente uma obra prima, de grande valor tanto pelo conteúdo reproduzido, fonte quase inesgotável para novas pesquisas, quanto pela própria conservação e propagação desse material.
   Para a escrita deste post tenho em mãos "O Jardim Público de S. Carlos do Pinhal" do professor Ary Pinto das Neves, figura boníssima, sobre quem ainda quero ter o prazer de estudar mais. O livro me foi presenteado por um amigo que teve a honra da convivência pessoal com o professor Ary.
**************
A foto a seguir mostra a Estação Ferroviária em uma época um pouco diferente da que foi fotografada no logotipo deste blog!
Vista da Estação e o bonde em 1918

Nenhum comentário:

Postar um comentário