quarta-feira, 14 de março de 2012

Releituras


   É fato que todo processo de transformação de uma pessoa qualquer (famosa ou completamente obscura) em um ícone pressupõe que se elimine da sua biografia quaisquer sinais de contradições, falhas morais e etc. A transformação de um ser de carne e osso em ícone requer, portanto, a sua desumanização.
   Isso foi muito característico durante o predomínio do método de análise histórica denominado de “positivismo”, que entre outras coisas dedicava-se aos estudos dos grandes feitos, das grandes figuras. Isso foi muito marcante também na historiografia local, que, diga-se de passagem, dentro desses parâmetros estabelecidos pelo positivismo, foi muito bem feita.
   Mas o tempo e o progresso nas metodologias trouxeram uma mudança de enfoque necessária aos estudos históricos, e os alvos passaram a ser outros (estruturas, pessoas “comuns”, tempos da história, variando sempre de acordo a tradição historiográfica a que pertence o historiador). Ficaram, no entanto, os trabalhos feitos em outro momento histórico, com retratos e análises dos “grandes homens” que já não correspondem mais ao avanço da historiografia.
   É necessária, a meu ver, uma releitura desses mesmos personagens, libertando-os da toga imaginária da perfeição de que foram revestidos, aproximando-os das figuras reais que foram. Esse blog é uma tentativa de mostrar um pouco deste lados das pessoas aqui retratadas.
***
segue uma foto antiga do Teatro São Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário