quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Em defesa da História

  
   Com tantas coisas acontecendo neste momento, tantas informações disponíveis ao alcance de um "clic", de que vale alguém se interessar por ( e o que é ainda mais grave, escrever) História? Esta pergunta encontra eco no pouco espaço disponível aos historiadores nos grandes meios de comunicação, que, ligados na agilidade dos acontecimentos diários, recusam-se a cederem espaço para alguém que só faz lembrar coisas velhas.
   Acontece que ao historiador não fica reservado apenas o trabalho de guardador de informações e fatos velhos, caso contrário poderia ser trocado facilmente por qualquer software de armazenamento de informações Mas cabe aos historiadores também um papel nobre, o de "desconstrução" da História oficial.
   Velhas versões de fatos passados, contados e recontados sem nenhuma preocupação com a investigação histórica podem esconder grandes mentiras, versões forjadas e construídas por quem pôde se impor na construção da memória oficial. Publiquei um exemplo de tal embate entre duas possibilidades históricas no meu blog do site São Carlos Agora ( A Polêmica Década de 1950 em São Carlos). Aquele foi apenas um dos inúmeros casos ocorridos por aqui.
   É por isso que cabe ao historiador um compromisso ainda mais nobre; o compromisso com a verdade, ainda que destinada a ser superada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário